Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Poesia: Escrever pouco e falar muito.

É consenso que a poesia é um meio de alcançar bons resultados nas atividades da sala de aula. No entanto, antes de ser um instrumento pedagógico e didático, ressaltamos a importância de que a poesia deve ser um hábito de leitura do professor , para que este possa transferir essa " paixão" para os alunos.
Com esses, antes de explorar os recursos estilísticos, se faz necessário apresentar esse gênero com seus encantos, suas possibilidades, suas magias.....ou seja, despertar na criança o prazer de " estar", "encontrar-se", "incluir-se" nos versos do poeta.
No entanto, essa " utopia" não é fácil de tornar realidade, uma vez que o acesso aos livros encontra uma barreira financeira para os professores, as famílias e até para as bibliotecas escolares.
Infelizmente, muitas crianças brasileiras, passarão pelas escolas públicas sem conhecer poetas como Sérgio Caparelli, Mário Quintana, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes....

Um comentário:

  1. Adorei o título: "Poesia: Escrever pouco e falar muito".
    Abraço, Laura

    ResponderExcluir